sábado, 10 de março de 2012

Entrevista com Willian Matiola, co-fundador e editor-chefe da ChocoLaDesign

Entrevista com Willian Matiola, Co-Fundador e Editor-Chefe do Choco La Design. (Espero que todos leiam com atenção e se inspirem a desenvolver seus blogs)

 

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1.       Descreva sobre seu perfil profissional e pessoal, para apresentação.
Bom, eu tenho 18 anos, curso Design Gráfico e ainda não tenho experiência profissional no mercado de trabalho, meu conhecimento é todo baseado na vida de freelancer, mas falta pouco para esse paradigma ser mudado. Como freelancer, eu pego trabalhos relacionados a web design, mas as vezes surge uma identidade visual ou algum impresso para confeccionar, e aí a versatilidade de um designer entra em cena. Sobre meu perfil pessoal, posso dizer que sou um cara bastante curioso, pois gosto de ler sobre diversos assuntos, sem me ater somente ao design. Gosto de ler, por exemplo, sobre história, religião, ciência, psicologia, filosofia, e muitas coisas voltadas para o ocultismo (não é nada "satânico" tá gente? rsrs). Também adoro ouvir música, o que deve ser extremamente comum para qualquer designer. Ouço principalmente bandas de rock, dos mais variados sub-gêneros. 

2.       Qual o primeiro contato que teve com o Design (se possível conte-nos uma pequena história)? E o que sempre te chamou mais atenção na área? Qual ramificação pretende seguir? E como analisa o mercado de design em seu comportamento atualmente em âmbito nacional, e qual  perspectiva você espera para o design em nosso país?
 Meu interesse por design surigu por volta dos 13-14 anos, quando eu era viciado em mmorpgs online e participava de foruns sobre jogos. Num desses fóruns eu era o ''designer'' que cuidava da parte visual, uma coisa bem amadora, mas que consolidou minha vontade de seguir nessa área. Além disso, sempre gostei de desenhar, mas não queria cursar artes visuais e, um pouco antes de ficar viciado em jogos, meu primo me apresentou o Photoshop 6.0 e aquilo me deixou maravilhado e pasmo com as possibilidades de poder criar tantas coisas interessantes. O que mais me chamou atenção no design, e continua chamando, é a enorme quantidade de áreas em que ele pode ser útil, e a segmentação de cada uma dessas áreas, gerando inúmeras possibilidades de profissão. Depois que eu vi a quantidade de caminhos que um designer poderia seguir, foi difícil decidir qual seria o meu. No começo eu queria ser tipógrafo (isso explicar o porque de existir a coluna Inspiração Tipográfica no blog), depois eu decidi que trabalharia com a parte de impressos e por fim decidi que seguiria o caminho do design de interfaces digitais, que é meu foco atualmente.
Eu acho que o mercado de design no Brasil ainda vai demorar um pouco para consolidar-se totalmente, porque grande parte da sociedade ainda nem sabe o que é design, as vezes nem o designer sabe explicar qual a importância da sua profissão. Aqui na minha região, por exemplo, o curso de design existe há pouco mais de 4 anos, então o mercado por aqui ainda é ''cru'', o design não é valorizado e os profissionais praticamente se prostituem no trabalho, já que o salário é bem abaixo do que normalmente é pago em cidades maiores. Nós fizemos uma pesquisa no Choco e descobrimos que grande parte dos designers recebem razoavelmente bem, e uma minoria recebe absurdamente bem, chegando ou até passando dos 10 mil reais, que é o sonho de qualquer profissional. Então tenho esperanças que num futuro próximo o design finalmente seja valorizado como deve ser.






3.        Como co-fundador do Choco La Design, gostaria que nos contasse um pouco de como surgiu à idéia, o porquê da escolha do assunto, e como ela foi executada?
O Choco La Design surgiu depois que meu blog de entretenimento foi sabotado pelo lugar onde eu hospedava minhas imagens, aí eu desanimei e o Filipe me chamou para postar sobre design no blog pessoal dele, onde o domínio era seu próprio nome. Eu topei o desafio e comecei com a Inspiração Tipográfica, em paralelo eu fui pesquisando formas de fazer o blog conseguir mais visitas. Em questão de semanas o blog passou de 100 para 600/700 visitas diárias, aí sugeri que criássemos um blog de design com um nome próprio. Então começamos a estrutar as coisas, como o nome, o layout, o que postaríamos, como seria a divulgação, enfim, um planejamento inicial mas sem pretensão de algo grandioso, apenas de algo bem feito, como todo bom designer gosta de fazer. Depois de uns três meses nós lançamos o blog, chamamos alguns amigos para postar e desde o inicio o pessoal foi curtindo o nome e a nossa proposta. O planejamento em si nem foi tão difícil, o trabalhoso foi deixar tudo pronto, porque o conceito do nome já existia, o Filipe já o tinha engavetado, só que era para ser um coletivo de design (mas não chegou a ser), a escolha do assunto foi algo natural, já que ambos gostam de design e vivem disso, então só restou a parte de execução mesmo.



4.       Conte-nos sobre o conceito e interesses do blog? (Do início do blog até atualmente, caso tenha mudado, evoluído, ou modificado)
Os conceitos e interesses do blog atualmente não se diferem do que eram no começo, pois nossa intenção sempre foi criar e disseminar conteúdo referente as diversas áreas de design para que qualquer pessoa pudesse compreender. Mas se compararmos como o blog era no começo e como ele é agora, vamos perceber uma nítida diferença na qualidade dos artigos e na quantidade deles, pois foi necessário evoluir a medida que o blog foi crescendo. O conceito apresentado pelo blog atualmente é esse: "Hoje trabalhamos com conteúdo que ajuda desde estudantes de design até agências de publicidade e design. Passamos a maior parte do nosso tempo coletando informações e compilando nosso conhecimento e experiência e levamos para os leitores do blog entenderem um pouco mais como lidar com clientes, como funciona um processo de impressão, qual tipografia usar em seus trabalhos, fotografia, campanhas publicitárias, enfim, tudo que rodeia nosso universo criativo. E claro, sempre trazendo esse conteúdo de uma forma mais gostosa."
5.       Ao fundar o blog, você previa a proporção de acessos e referências ao qual o blog se tornou? Hoje com toda essa proporção, qual é o grau de responsabilidade que o blog assumiu?
Pra ser sincero, até hoje o Filipe e eu nos surpreendemos com a proporção que o Choco tem, mas posso garantir que quando o fundamos não imaginávamos que ele cresceria tanto, não imaginávamos mesmo! Mas como tudo na vida evolui, o blog também evoluiu e com isso a responsabilidade aumentou, e muito. Hoje em dia nós recebemos e-mails e comentários cobrando coisas, apontando o que está errado e sugerindo melhorias. Além disso, várias pessoas nos contam que os seus professores na faculdade usam o Choco como referência de pesquisa para as aulas, e isso me fez lembrar de algo que aconteceu na minha facul: eu estava em uma aula sobre conceitos do design, na segunda fase, e o professor foi explicando com auxílio de uma apresentação de slides, quando ele terminou de apresentar e passou para a tela de referências, tomei um susto ao ver um link do Choco La Design estampado a tantas outras referências. Foi aí que eu vi a proporção que o blog possui e como ele acabou se tornando uma referência. Tudo isso só aumenta ainda mais a responsabilidade na hora de publicar os artigos, ou na hora de colocar gente nova na equipe, que atualmente conta com 22 pessoas. Algumas pessoas da equipe já fizeram até palestras em algumas faculdades, e isso faz parte de um projeto que criamos chamado  ChocoWorks. Nossa meta é evoluir cada vez mais, então aguardem muitas novidades para esse ano.

6.        Sabemos a quantidade de usuários presentes de diversas idades na internet e como esse número aumentará, pensando nisso qual é linguagem textual indica e usa para o blog?  O Choco La Design está chegando a um patamar onde seu público busca e indica-o a outros públicos, como analisam o perfil do público, como buscam atingir este, e qual a média de visitas no blog hoje?
 Como eu disse em uma pergunta anterior, nós tentamos escrever com uma linguagem simples e intelígivel à qualquer pessoa, até porque uma boa parte dos nossos visitantes são jovens que buscam informações sobre design antes de ingressar num curso superior, então nos preocupamos em atendê-los da melhor forma possível, inclusive tirando dúvidas por e-mail. Outra parte do público são os universitários, que já possuem uma certa bagagem e não querem ver artigos muito superficiais no blog. O jeito é tentar explicar de uma forma simples, para os novatos, mas agregando uma informação bem completa, para os que tem mais experiência. Difiícil é agradar todo mundo, mas nós tentamos rsrs. E falando em números, o Choco tem em média, por dia, de 4 a 5 mil visitas, no entanto, esse número costuma oscilar bastante, e em níveis bem contrastantes, tem dias, por exemplo, que chega a 7 mil visitas, e em outros a apenas 3 mil (geralmente nos fins de semana).
7.        Entrando na parte técnica e ferramental, quais a ferramentas são utilizadas pelo blog? E qual o comportamento do blog pensando em navegabilidade, usabilidade e objetividade?
O Choco usa o Wordpress, que é uma das melhores ferramentas para quem quer gerenciar um blog sem quebrar a cabeça, pois é fácil e intuitivo de usá-lo. Em questões de navegabilidade, usabilidade e objetividade, posso dizer que com o novo layout nós acabamos com diversos problemas do layout anterior. Agora o destaque principal está totalmente concentrado no conteúdo, por isso aumentamos a área de postagem. Além disso, o modo como os posts são exibidos ficaram bem sucintos, apresentando só o que é interessante para o usuário (imagem, título e descrição). Também melhoramos a caixa de comentários do blog, que foi bastante criticada no layout anterior. E retiramos as categorias da sidebar, jogando-as para uma barra de navegação no topo do blog, separando-as por categorias e sub-categorias. Até agora não vi ninguém reclamando, então o Filipe conseguiu fazer um ótimo trabalho.
8.       Como funciona o gerenciamento do blog hoje, levando em consideração a quantidade de colunistas?
Pra ser sincero, muito melhor que antigamente hahaha. Hoje nós contamos com um calendário de posts, onde cada colunista tem seu dia e horário programados. Eles precisam enviar os artigos 2 dias antes para que possamos revisar e agendar. Essa foi a forma que arranjamos para conseguir gerenciar 22 pessoas. Antigamente tanto eu quanto o Filipe cuidávamos de tudo, mas aí vimos que não estava funcionando e então segmentamos nossas funções. Enquanto eu gerencio a equipe e cuido de parcerias com o blog, ele gerencia o que acontece por trás do blog e os projetos paralelos ao blog, e ainda temos a Amanda que cuida da parte de projetos com o blog (palestras, eventos e etc...). Nós também temos uma pessoa que fica responsável pela revisão e outra que fica responsável em nos ajudar com as campanhas publicitárias. Assim ninguém se estressa e todos saem felizes.
9.       Para finalizarmos, gostaria que passasse algumas dicas aos principiantes em blogs.
Bom, eu blog desde os 14 anos, e nesses 4 anos eu aprendi que um blog só vai para frente se você está fazendo isso por prazer, por realmente gostar de blogar. Eu tive vários blogs antes do Choco e desistir de todos eles, porque eu começava super empolgado e depois perdia toda a animação. Outra coisa importante é o planejamento que você deve fazer antes de colocar um blog no ar, porque é nessa etapa que você define o foco do seu blog, quem será seu público alvo, como vai funcionar o cronograma de postagem, quem vai postar nele (caso seja um blog em conjunto) e, por fim, se você vai ter tempo de alimentar esse filho. Também é necessário um conhecimento, nem que seja superficial, de SEO e Mídias Sociais, porque não adianta ter um blog e não souber divulgá-lo para as pessoas certas. 

Obrigado Willian Matiola pela atenção e disponibilidade.

(Créditos para Matheus Barros)

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